<ea-6 ><tele>bloco-notas

VITAMINA C E COLESTEROL

 

8/12/1979 - Os antilipémicos, medicamentos que têm a propriedade de reduzir a taxa de colesterol no sangue, foram objecto de vivas discussões, em razão dos seus consideráveis efeitos colaterais. Um desses medicamentos, o chamado «Clofibrat», chegou inclusive a cair em descrédito.

No entanto, o excesso de gordura no sangue é o principal factor de risco da arteriosclerose. Reduzir a taxa de colesterol, a fim de diminuir o risco de contrair essa doença, é uma necessidade indiscutível.

A primeira medida terapêutica em que se deve pensar é a mudança de alimentação. A supernutrição e a composição deficiente ou errada dos alimentos são as principais causas do excesso de colesterol no sangue.

Neste contexto, ganha importância a constatação de que a ingestão diária de 0,5 g de ácido ascórbico (vitamina C) é a terapia mais simples e mais barata para reduzir a taxa de colesterol.

Esta constatação foi feita em um estudo checoslovaco, publicado na revista médica inglesa «Lancet». O tratamento com vitamina C, como antilipémico natural, é inofensivo.

A propriedade da vitamina C de reduzir a taxa de colesterol já era conhecida há algum tempo. Mas os resultados das pesquisas internacionais apresentavam um quadro confuso e, por vezes, contraditório. A questão parece ter sido esclarecida no estudo checo.

Segundo o estudo, a eficácia da vitamina C é uma função do grau de elevação da taxa de colesterol. Quanto mais alta a taxa, tanto maior o efeito da vitamina C. Inversamente, se a taxa é pouco elevada, o efeito também é fraco.

Parece ter sido confirmado um aumento das chamadas lipoproteínas HDL, durante o tratamento com vitamina C. Estas lipoproteínas exercem uma função imunológica contra a arterioesclerose em pacientes de idade.

O efeito antilipémico da Vitamina C parece provir da conversão do colesterol em ácido biliar e da sua consequente expulsão do organismo.

[in «Die Welt», 8/12/1979]☻☺